Medicina do Trabalho

Medicina do Trabalho é uma área da saúde que foca na prevenção de doenças e lesões provenientes do trabalho. De acordo com dados do Ministério da Previdência (Brasil), são registrados cerca de 700 mil casos de acidentes de trabalho em média por ano.Assim, a OMS (Organização Mundial de Saúde) adverte sobre as necessidades de atuar dentro das normas que interferem principalmente na segurança dos funcionários quando estão no exercício de suas funções.

• Desenvolvimento de Programas para promover e preservar a saúde dos colaboradores da instituição.
  • Exames admissionais, periódicos, demissionais, de retorno ao trabalho e mudança de função.

Exames laboratoriais:

• Eletrocardiograma – Exame de avaliação do coração de uma forma rápida e simples;
    • Eletroencefalograma – Exame neurofisiológico útil para avaliar as funções celebrais;

• Laboratório – Exames Laboratoriais.

• Acuidade Visual – Exame que mede a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos.

Terceirização de Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho.

O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional):

É o conjunto dos procedimentos que devem ser adotados pelas empresas com o objetivo de prevenir e diagnosticar precocemente os danos à saúde decorrentes do trabalho, e para identificar esses riscos, ele trabalha em parceria com o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

O PCMSO é uma obrigatoriedade legal para o empregador. Também melhora a qualidade, produtividade e condições de trabalho do colaborador e previne possíveis ações judiciais decorrentes de acidentes ou doenças do trabalho, economizando com processos jurídicos cíveis, trabalhistas ou previdenciários.

Dentro da formatação de exames fundamentais do PCMSO, estão:

Exame médico admissional;
Exame médico periódico;
Exame médico de mudança de função;
Exame demissional;
Emissão do ASO – Atestado de Saúde Ocupacional.

PCA (Programa de Conservação Auditiva):

Os objetivos específicos do PCA são:

O PCA envolve a atuação de uma equipe multiprofissional, pois são necessárias medidas de engenharia, medicina, fonoaudiologia, treinamento e administração. A NR-9 é a norma regulamentadora que estabelece e obriga a elaboração e implementação por parte das empresas e instituições que admitam trabalhadores como empregados. O PPRA visa à prevenção da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e o controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho.

Exames complementares de audiometria, espirometria, acuidade visual, eletrocardiograma e eletroencefalograma.

PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário):

Perfil Profissiográfico Previdenciário é um documento laboral pessoal com propósitos previdenciários, para informações relativas à fiscalização do gerenciamento de riscos, existência de agentes nocivos no ambiente de trabalho, para orientar o programa de reabilitação profissional, requerimento de benefícios acidentários e de aposentadoria especial.

Perícia / Assistência Técnica Judicial Psicológica:

Elaboração de Laudos judiciais psicológicos  através de investigações e análise técnica e científica de situações, fatos e pessoas.