O setor de vigilância é uma área que necessita de profissionais psicologicamente preparados para suportar uma alta carga de estresse com a possibilidade de assaltos, ameaças, conflitos, agressões físicas e verbais, além da excessiva jornada de trabalho.
O vigilante convive diretamente com o perigo, e por esse motivo, se faz necessário o uso de arma de fogo para intimidar e inibir ações criminosas. Esse profissional precisa manter o controle emocional e oferecer uma resposta adequada a cada situação e isso pode ser um desafio.
Para que seja possível selecionar profissionais altamente capacitados é necessário fazer uma avaliação psicológica criteriosa , garantindo assim, para as empresas de vigilância, o menor risco de profissionais despreparados que poderiam cometer disparos acidentais, suicídios, agressividade entre outros.
A avaliação realizada por meio de testes de personalidade e entrevistas psicológicas tem como objetivo mensurar características emocionais, autocontrole e transtornos. Também é possível identificar como as pessoas tendem a se comportar em situações diversas. A atuação preventiva diminui a probabilidade de adoecimento por meio de exames periódicos. Essas aplicações obedecem ao art. 10 da Lei 10.826/03 que determina que o cidadão deve apresentar comprovação da capacidade técnica e aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, realizada em prazo não superior a um ano e atestada com um psicólogo credenciado pela Policia Federal.
Dessa maneira a MB2 garante o melhor desempenho psicológico para os profissionais da área de vigilância e uma segurança ainda maior para as empresas.